Varicocele e sua relação com infertilidade masculina

novembro 21, 2018
admin
Man Wearing Pajamas Sitting On Bed With Head In Hands

Man Wearing Pajamas Sitting On Bed With Head In Hands

A varicocele é a dilatação das veias testiculares, ou seja, são varizes escrotais que elevam a temperatura testicular e podem provocar infertilidade. O tratamento consiste em realizar a correção cirúrgica, porém ela não é indicada em todos os casos.

É mais rara a varicocele  no testículo direito. Sua incidência principal é do lado esquerdo, mas também ocorre bilateralmente, em menor porcentagem. Uma varicocele discreta no testículo esquerdo normalmente não deve ser motivo de preocupação. Significa apenas uma diferença anatômica entre um lado e outro. Já quando a varicocele é bilateral ou muito intensa do lado esquerdo, deve ser valorizada. Por isso, na hora de indicar um tratamento o médico precisa avaliar se a varicocele é leve, moderada ou grave.

Os objetivos do reparo da varicocele são melhorar a função dos testículos, a qualidade do sêmen e as chances de concepção. Por isso, na hora de optar pelo tratamento, o médico deve levar em consideração fatores como a idade do paciente e o grau da varicocele. Tratar de um adolescente com varicocele é diferente de tratar um homem de 50 anos. Isso porque o adolescente tem uma perspectiva maior em relação a sua fertilidade e consequentemente uma janela maior de oportunidade para a reprodução. Já um homem que tem varicocele há décadas, por exemplo, já pode ter prejuízo em relação à quantidade e qualidade de seus espermatozoides.

Muitos casos de varicocele são assintomáticos e de grau leve. Nesses casos, geralmente não há necessidade de cirurgia. Indica-se apenas uma vigilância da situação para ver se o quadro evolui.

 

Varicocele e infertilidade

Nem todo homem que têm varicocele apresenta problemas de fertilidade. No entanto, é importante ressaltar que realizar cirurgia de varicocele não necessariamente aumenta a taxa de gravidez. Para saber se ela é necessária, é preciso que se faça uma avaliação do grau da varicocele, dos sintomas, da fertilidade e do espermograma do homem. Vale ainda destacar que, quando o assunto é infertilidade, o casal precisa procurar por um especialista em reprodução.

 

Prejuízos causados pela varicocele

O aumento da temperatura testicular pode lesar os espermatozoides e as células germinativas primordiais. Com isso, o homem passa a produzir espermatozoides de baixa qualidade, e eventualmente em menor quantidade, dependendo da gravidade da varicocele.

Há casos em que a varicocele pode atrofiar o testículo. Por isso, o médico precisa avaliar se a varicocele é bilateral ou unilateral, e se há assimetria no volume testicular (ou seja, se o paciente apresenta um testículo maior que o outro).

– – – –

Varicocele pode causar infertilidade masculina?

Ajudamos a esclarecer esta dúvida na página da Clínica Fertilivitá – Veja aqui

Comentários

comentário(s)