Uso de Esteroides em Jovens pode Diminuir a Fertilidade

 

Na busca de melhor performance atlética e também de obter resultados mais imediatos, mulheres jovens tem usado hormônios esteroides. Nandrolona e oxandrolona são alguns exemplos de hormônios dessa categoria. Seu uso pode levar a formação de cistos de ovário e diminuir a regularidade das ovulações. Assim como a diminuição extrema da porcentagem de gordura corporal pode afetar o ciclo menstrual e as ovulações.

A gestrinona é usada com sucesso no tratamento da endometriose e no controle de sintomas causados por miomas uterinos. Apresenta também outras ações hormonais de efeito anabolizante com aumento da massa muscular e redução da porcentagem de gordura corporal. Por esse motivo tem sido usada para finalidades estéticas exclusivas. É importante destacar que algumas mulheres tem bloqueio da ovulação dependendo da dose utilizada, causando efeito anticoncepcional.

O uso de esteroides anabolizantes por homens aumenta a força física e o ganho de massa muscular. Entretanto seu uso abusivo diminui a contagem dos espermatozoides. A testosterona exógena diminui o estímulo da produção própria de testosterona assim como inibe a mensagem endócrina que determina a produção de espermatozoides. A longo prazo, redução do volume dos testículos também pode ser notada.

É preocupante constatar no dia a dia da clínica que os usuários não se informam dos efeitos do uso de esteróides anabolizantes a longo prazo na fertilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Post anterior
Mioma Uterino e Fertilidade
Próximo post
Preparação Pré Gestacional: O que eu devo fazer?
Menu