Quando levar a filha à primeira consulta ginecológica?

novembro 14, 2018
admin

Girl and mother at doctors office

É comum que as mães tenham dúvidas sobre qual o momento ideal de levar a filha à primeira consulta ginecológica. No mometo da primeira menstruação? De um modo geral, a menina menstrua cerca de três anos após entrar na puberdade. Entrar na puberdade é quando surgem as características sexuais secundárias: começa o aparecimento dos pelos pubianos, axilares, desenvolvimento das mamas e o aspecto do corpo começa a mudar (no lugar da gordurinha abdominal, ela começa a desenvolver o quadril).

A primeira menstruação pode ocorrer entre os 10 e os 16 anos. Se a menina não menstruar abaixo dos 10 anos, ainda não é necessário levá-la ao médico. Por outro lado, se menstruar antes, é bom verificar se ela tem uma puberdade precoce. Nessa fase, a mãe pode procurar  o pediatra ou o endocrinologista. Caso ele não se sinta confortável para tomar essa decisão, aí sim vale a pena procurar um ginecologista.

Cada caso é único, mas de um modo geral se a menina menstruou, o fluxo está normal e caso não haja nenhuma anormalidade aparente (como cólicas muito fortes, ciclo menstrual exagerado, corrimento ou alterações de humor), não há motivo para preocupação – lembrando que nos dois primeiros anos da puberdade os ciclos menstruais costumam ser irregulares.

Algumas mães ainda têm receio de que levar a filha ao ginecologista possa significar um incentivo ao início de sua vida sexual. Isso, no entanto, não ocorre. Falar sobre sexualidade ajuda o jovem a se sentir mais confiante para fazer suas escolhas. Além disso, o momento de iniciar sua vida sexual é uma escolha alheia à vontade dos pais. É importante que as meninas conheçam o próprio corpo e estejam informadas sobre os riscos da gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis (DST), por exemplo. Além disso, nem sempre estão confortáveis em esclarecer todas as dúvidas sobre sexualidade que os filhos têm nessa fase.

Além de tirar dúvidas, na primeira consulta o ginecologista não só faz um exame físico – que inclui avaliação das mamas, do abdômen e da vulva –, mas realiza também uma entrevista no qual avalia, entre outros pontos, peso e medida da paciente. Nesse sentido, aproveito o tema para alertar os pais: é preciso combater a obesidade dos filhos e evitar, no futuro, problemas com a fertilidade. E hoje o índice de crianças obesas é alto, já que elas consomem carboidrato em excesso, gordura hidrogenada e açúcar, não são orientadas para uma alimentação saudável, não fazem exercícios e passam boa parte do tempo no vídeo game, na TV e no computador. Ou seja, no auge da sua energia, são sedentárias.

Por isso, o diálogo entre pais e filhos e o exemplo que os jovens têm em família são fundamentais para que suas escolhas sejam conscientes e seguras.

– – – – –

Quando levar a filha à primeira consulta ginecológica?

É comum que as mães tenham dúvidas sobre qual o momento ideal de levar a filha à primeira consulta ginecológica. Leia mais em nosso Blog.

Comentários

comentário(s)