Principais cuidados nas primeiras semanas da gestação

Que momento feliz! A notícia da gravidez chegou e agora tem mais um coração batendo dentro do corpo feminino. Junto dessa alegria, vem questionamentos, preocupações e dúvidas sobre como cuidar do corpo e da mente para que a gestação seja a mais saudável possível.

Primeiro, parabéns papais! O filho é a soma genética do casal e será um sentimento de amor inexplicável!

Vamos a alguns cuidados que a mamãe deve tomar nas primeiras semanas da gestação.

1. Pré-natal

Esse acompanhamento médico deve ser feito o mais cedo possível. Ou seja, assim que você receber a confirmação da gravidez, o primeiro passo é marcar a primeira consulta pré-natal com um ginecologista obstetra.

É de extrema importância que você tenha confiança no médico, pois ele será a sua referência das orientações, esclarecerá as suas dúvidas e cuidará de perto de você e do bebê durante todas as semanas de gravidez.

2. Cuide da sua alimentação

Essa dica não vale apenas para as primeiras semanas, mas sim durante toda a sua gestação – na verdade, durante toda a sua vida, não é mesmo?

Tudo, absolutamente tudo que a mulher ingerir será absorvido também pelo feto através da corrente sanguínea. Por isso, a mamãe deve disponibilizar para o bebê nutrientes como: carboidratos, proteínas, cálcio, ferro, vitamina A, ácido fólico, ômega 3 e 6. Esses nutrientes têm enorme importância durante todos os 9 meses, mas principalmente até a 14ª semana, que é quando o cérebro e o coração do bebê são formados.

A ingestão de ácido fólico está diretamente ligada ao sistema nervoso do feto e reduz as chances de malformação, anencefalia e exposição da medula espinhal. Para ingerir esse nutriente, como espinafre, brócolis, couve e frutas cítricas.

Evite ingerir carne vermelha mal passada, frutos do mar, muito açúcar, café, chá, refrigerante ou qualquer bebida que contenha cafeína, dessa forma, você diminui as chances do bebê nascer abaixo do peso ideal. Para evitar o atraso do crescimento do embrião é fortemente indicado que você não fume e nem consuma bebida alcoólica.

3. Ultrassonografia

Entre a sexta e oitava semana de gravidez deve ser realizada a ultrassonografia para que o médico possa ver o embrião, detectar a presença dos batimentos cardíacos e garantir que tudo está se desenvolvendo como o esperado na parte interna.

4. Atividades físicas leves

Não fique parada! Você vai sentir seu corpo com alguns inchaços e tudo isso é normal. Faça caminhadas leves ao ar livre ou atividades sem impacto como yoga, pilates ou hidroginástica. A prática de atividades físicas ajuda a reduzir as chances de pressão alta e diabetes gestacional.

5. Não se automedique

Sabe aquela dor de cabeça comum que as vezes temos em dias mais quentes ou com mais estresse? Não se automedique da mesma forma como fazia antes. Lembre-se, tudo que você ingerir, seu feto também estará ingerindo. Por isso, sempre busque ajuda médica na hora de tomar qualquer tipo de medicamento.

6. Diminua um pouco o ritmo

Você se sentirá muito cansada durante as primeiras semanas de gravidez e isso é normal. Seu corpo estará usando muita energia para se adaptar a essa nova realidade. Você notará o aumento do sono e aos poucos a sua barriga vai ir ficando mais pesada.

Dê esse tempo para você mesma e diminua um pouco o ritmo da rotina diária. Descanse mais e se prepare para receber esse que será um dos seus maiores presentes da vida.

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