Por que devo continuar tentando engravidar?

Por que eu devo continuar tentando engravidar?

Sentir vontade de abandonar as tentativas de gravidez pode ser comum. Especialmente após algum tempo de tentativas sem sucesso. Pode ser desanimador e, de certa forma, esquecer da gravidez cria a falsa sensação de não se frustrar mais com esse assunto. Isso até poderia ser verdade, mas o que estás sendo deixado de lado com essa atitude é: a vontade de engravidar não passará!

A bem da verdade, sabemos que a taxa de sucesso média de gravidez é de 18 a 20% em casais normais em cada mês. Ou seja: como o período fértil é relativamente curto – cerca de cinco dias dentro de um período mensal – quatro a cada cinco tentativas podem não obter êxito.

Deve-se procurar enxergar seu período de tentante como um projeto sem a obrigação de resultado a curto prazo. Pelos motivos mencionados acima e por um fato inerente a natureza da reprodução dos seres humanos: o resultado é melhor quando o casal se expõe à situação de gravidez repetidamente. Isso vale para as tentativas de gestação espontânea e para os casais que estão em tratamento.

O que eu quero dizer é que: os fatores que determinam a gestação são múltiplos. Alguns deles controláveis e outros de ocorrência aleatória. Nem sempre precisa ser feito algo diferente todo o mês para que a gravidez aconteça. Desde que esteja o casal esteja sendo bem acompanhado, e os pontos mais importantes já  tenham sido verificados, estar em exposição constante e repetida à situação de gravidez é a outra parte que leva ao sucesso. Talvez seja isso que seu médico queira dizer a você quando ele diz: tenha fé, perseverança, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Post anterior
Ciclo menstrual desregulado: como isso pode afetar sua fertilidade?
Próximo post
Idade e fertilidade: entenda a relação entre elas para homens e mulheres
Menu