Por que a infertilidade aumenta o risco de separação dos casais?

junho 25, 2018
admin

art-medicina-infertilidade-sem-causa-aparente–ISCA

Construir uma família não é uma tarefa fácil, em muitos sentidos. O casal precisa estar preparado para considerar diversos fatores, que vão interferir na sua vida social, conjugal e sexual. A decisão ter filhos precisa, primeiramente, ser algo decidido entre o casal, para que ambos enfrentem este desafio e seja um suporte mútuo.

No sonho de ter filhos, um casal pode encontrar uma barreira chamada infertilidade. A constatação deste caso pode gerar certas reações negativas, que podem abalar a união.

A falta de diálogo, paciência e entendimento do caso pode levar ao desentendimento entre os cônjuges, que julgam ser um “caso sem solução”. Neste texto, conheça um pouco mais sobre risco de separação que infertilidade traz para o casamento.

 

A culpa

Para o casal, entender a realidade da infertilidade pode ser um processo delicado. Podem surgir diversas frustrações, de ambos os lados. A mulher pode se sentir abalada quanto a não ter segurança de que vai conseguir gestar o bebê, enquanto o homem parece perder a sua virilidade e torna-se frustrado.

Estes sentimentos podem elevar a culpa do casal por não conseguir gerar filhos. Quando um dos cônjuges sente contribui mais para a infertilidade, seja o homem ou a mulher, ele pode se sentir rejeitado na relação e gerar crises no casamento.

Uma das formas de evitar esta situação é compreender o parceiro. Não existe culpa nessa situação, e é preciso entender isso! O hábito de pesquisar sobre o assunto também é importante, além de dividir todas as suas descobertas com o cônjuge, mostrando que estão juntos nesta batalha.

 

A insegurança

Em alguns casos, o homem ou a mulher tendem a se isolar e ficar mais tristes, evitando até mesmo o próprio parceiro. Isso pode estabelecer uma distância entre o casal, dificultando o diálogo e sendo mais propício a discussões e estresse, fazendo com que a separação se torne uma realidade.

Para fortalecer a relação nestes casos, o mais indicado é não deixar morrer a afinidade entre o casal. A conversa precisa ser um fator muito importante no processo de entendimento e aceitação, para que ambos consigam lidar com a infertilidade da melhor forma possível.

 

O gasto

Outro aspecto que ainda pode provocar estresse nessa situação são os custos do tratamento de infertilidade e isso vai depender realidade financeira do casal.

A paciência e persistência, nesse caso, são os principais conselhos que podem ser dados. O casal deve estar disposto a alguns sacrifícios se a opção for economizar. Analisar os valores e opções disponíveis podem revelar algumas alternativas, e as clínicas também tem opção de parcelamento dos custos.

Para saber mais sobre a infertilidade e a melhor forma de lidar com o caso, acesse o nosso site e confira os conteúdos do nosso blog. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato pelo telefone (11) 2293-3909.

Comentários

comentário(s)

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *