Oligospermia – Entenda o que é e como tratar

agosto 15, 2018
admin

A oligospermia é um problema de fertilidade masculina, caracterizado por uma baixa contagem de espermatozoides. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica como normal a contagem de espermatozoides acima de 15 milhões de espermatozoides por mililitro de sêmen. Qualquer coisa abaixo disso é considerado baixo e é diagnosticado como oligospermia.

Oligospermia leve é de 10 a 15 milhões de espermatozoides / mL.

  • Oligospermia moderada é considerado 5 a 10 milhões de espermatozoides / mL.
  • A oligospermia grave é diagnosticada quando a contagem de espermatozoides cai abaixo de 5 milhões de espermatozoides / mL.

 

 

Estima-se que 2% dos homens seja acometido pela oligospermia, mas sabemos que muitos homens são portadores dessa situação e não sabem.

CAUSAS

Várias condições e fatores de estilo de vida podem aumentar o risco de um homem para oligospermia, algumas delas são:

Varicocele

Veias dilatadas nos testículos aumentam o fluxo sanguíneo e a temperatura dessa região. Qualquer aumento na temperatura pode afetar negativamente a produção de espermatozoides. Cerca de 40% dos homens com baixo número de espermatozoides ou baixa contagem de qualidade de espermatozoides têm esse problema.

Infecção

Doenças sexualmente transmissíveis e infecções por alguns vírus podem reduzir a quantidade de espermaozóides.

Problemas de ejaculação

A ejaculação retrógrada é quando o sêmen entra na bexiga em vez de sair pela uretra.

COMO A OLIGOSPERMIA AFETA A FERTILIDADE?

Mesmo com oligospermia alguns homens ainda podem ser férteis. A fertilização pode ser mais difícil, no entanto.
Algumas das causas mais comuns de oligospermia também aumentam o risco de um homem para outros problemas de fertilidade. Isso inclui problemas de motilidade dos espermatozoides e na morfologia (diferentes formas que o espermatozoide pode ter e que impactam no pontencial de fecundação.
A motilidade dos espermatozoides refere-se a como os espermatozoides “ativos” estão no sêmen. A atividade normal permite que o esperma nade facilmente em direção a um óvulo de forma direcional. Motilidade anormal pode significar que o esperma não se move o com direção ou velocidade suficientes para alcançar o óvulo.

TRATAMENTO

O tratamento pode melhorar os números e a qualidade dos espermatozoides. Essas opções de tratamento incluem:

Cirurgia

A cirurgia para corrigir a varicocele pode ser indicada em casos selecionados.

Medicação

Medicamentos, incluindo antibióticos, tratam infecções e inflamações.

Mudanças de estilo de vida

Perder peso e manter um peso saudável pode melhorar a fertilidade do homem. Pode também reduzir o risco de muitas outras condições de saúde. Parar de usar drogas (medicamentos), álcool e tabaco também é aconselhável.

Tratamento hormonal

Estimular a produção de espermatozoides hormonalmente pode ser indicado. Depende de avaliação por especialista e não é indicada em todos os casos.

Assistência à reprodução

Se você ainda não conseguir engravidar, você e sua parceira poderão procurar um especialista em fertilidade para explorar suas opções.

CONCLUSÃO

Contagem baixa de espermatozoides diminuem as chances de gravidez natural. No entanto, muitos homens com oligospermia são capazes de ter filhos apesar disso. Pergunte ao seu médico sobre técnicas ou estratégias que podem ajudar a melhorar suas chances de concepção.

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter e receba novidades todas as semanas.

Comentários

comentário(s)

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *