O que pode favorecer a infertilidade masculina

maio 25, 2015
admin
Infertilidade-Masculina

Algumas das maiores preocupações do homem moderno é quanto à infertilidade masculina. Normalmente não há apenas uma causa específica, mas sim algumas causas. O principal a se fazer é consultar um especialista. Os trabalhos iniciais vão desde exames físicos da bolsa testicular até espermograma, que possibilitam ao médico uma correta avaliação do potencial reprodutivo do homem. No geral, há algumas doenças ou situações que podem fazer com que o homem tenha sua capacidade reprodutiva diminuída. Vamos a algumas delas:

Varicocele – É um processo relacionado com a dilatação nas veias que fazem a drenagem de sangue dos testículos. Alguns casos podem ter indicação de cirurgia.

DST – Doenças como clamídia e a gonorreia, causadas por bactérias causam inflamação nos testículos, próstatas seminais e nas glândulas masculinas, impedindo a passagem de espermatozoides.

Peso – A cintura grande aumenta a temperatura dos testículos, prejudicando a qualidade do sêmen. Adotar uma dieta saudável, rica em frutas e verduras, e a prática regular de atividade física são as primeiras atitudes para ir contra a infertilidade.

Idade – Depois dos 50 anos, a qualidade e a quantidade dos espermatozoides começam a decair nos homens, devido a um processo natural de envelhecimento.

Anabolizantes e esteroides – À base de testosterona, estes produtos podem deixar o homem forte, musculoso, mas podem ocasionar infertilidade, reduzindo o número de espermatozoides.

Fumo, álcool e drogas – Não são bons em qualquer ocasião, mas para o homem que quer ser pai, são inimigos número um. O fumo agride os vasos sanguíneos porque impedem que oxigênio e nutrientes sadios cheguem ao saco escrotal. Álcool, maconha e cocaína são prejudiciais também à fertilidade. Diminuem a quantidade e qualidade espermatozoides.

Trama Testicular – Nós homens sabemos que uma pancada na região dos genitais causa uma dor intensa. Uma bolada ou um contato mais direto no futebol deixam a região dolorida por alguns minutos, talvez poucas horas. Caso a dor persista, procure um médico. Pode ocorrer uma ruptura dos tecidos que recobrem os testículos.

Por meio de tratamentos clínicos, procedimentos cirúrgicos e fertilização assistida, as chances de tratar um caso de infertilidade masculina são muito maiores hoje do que antigamente. É o nosso dia a dia aqui na Fertilivitá, procure-nos que temos a condição ideal para os mais diversos tipos de tratamento.

Comentários

comentário(s)

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>