Não consegue engravidar? Pode ser algo simples de resolver!

novembro 28, 2018
admin

dificuldades-em-engravidar

Vocês decidiram que agora é o momento certo de engravidar. Fizeram planos, abandonaram os métodos contraceptivos, mas nada de a gravidez acontecer. É comum que nesse momento a ansiedade fale mais alto e o casal comece a se preocupar. No entanto, saiba que em muitos casos a dificuldade de levar adiante uma gestação pode ser um problema simples de resolver. Saiba as possíveis causas pelas quais você não consegue engravidar. Problemas mais comuns na hora de engravidar São muitos os motivos pelos quais um homem e uma mulher não conseguem engravidar. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 15% dos casais enfrentam problemas de fertilidade. No entanto, em algumas situações pode ser um problema simples de resolver. Veja algumas das situações mais comuns:

• Problemas hormonais

Problemas hormonais interferem diretamente no ciclo menstrual da mulher. Porém, não são só os hormônios ligados à ovulação, como o FSH e o LH que causam essas alterações. Os distúrbios da tireoide, especialmente o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, também aumentam as dificuldades de engravidar e as chances de aborto espontâneo. O lado bom é que assim que a dosagem hormonal for readequada por meio de tratamento a mulher pode conseguir a tão sonhada gestação.

• Problemas relacionados aos espermatozoides

A infertilidade também pode estar relacionada a uma baixa quantidade ou baixa qualidade dos espermatozoides do homem. Para verificar isso, é necessária a realização de um espermograma. Também são indicados exames genéticos para avaliar se a alteração tem a ver com alguma alteração cromossômica. • Fatores imunológicos . Trombofilias (doenças que alteram a coagulação do sangue) podem ser causa de abortos de repetição assim como doenças autoimunes (como tireoidite e lúpus). Para detectar esse tipo de problema, o médico deve solicitar exames específicos para avaliar a presença de determinados anti-corpos no organismo.

 

Fatores emocionais como a ansiedade podem atrapalhar?

A ansiedade, assim como o estresse, não podem ser considerados as causas pelas quais um casal não consegue engravidar. No entanto, podem sim interferir no ciclo menstrual da mulher e até mesmo na qualidade dos espermatozoides. Pessoas que sofrem com depressão e outros problemas psicológicos também podem ter mais dificuldade de engravidar. Além disso, outros fatores relacionados à qualidade de vida podem prejudicar o casal que está tentando ter filhos. Entre esses fatores estão a má alimentação, má qualidade do sono, obesidade, abuso de álcool e cigarro e estilo de vida sedentário.

 

Problemas de fertilidade ligados a questões genéticas

Em alguns casos, a dificuldade de engravidar pode estar relacionada a questões genéticas tanto no homem quanto na mulher. Por isso, é importante a realização de exames para avaliar possíveis alterações cromossômicas em um ou nos dois parceiros. Lembre-se que para a maioria das pessoas que não conseguem engravidar é possível encontrar algum tipo de tratamento. Se você quer saber mais sobre os tratamentos para casais com problemas de fertilidade, leia outros posts em nosso blog.

Comentários

comentário(s)