Mulheres diabéticas podem engravidar?

fevereiro 08, 2017
admin

Com exceção das mulheres com algum problema muito sério em seu sistema reprodutor, todas podem engravidar. Inclusive as que têm diabetes. A grande diferença, nestes casos, é o acompanhamento mais cuidadoso desde o primeiro dia. Uma gravidez planejada, ainda mais no caso das diabéticas, já é um ótimo começo.

Planejada ou não, a gravidez de uma mulher com diabete deve ser acompanhada de perto tanto pelo médico ginecologista como pelo endocrinologista.

É importante manter o uso controlado dos medicamentos e manter a doença sob controle para evitar desarranjos metabólicos, criando um ambiente nocivo para o bebê.

Em alguns casos, pode ser que o uso de alguns remédios tenha de ser suspenso, mas não há motivos para preocupações. A atenção com a dieta terá de ser ainda mais rigorosa, evitando ganhar peso.

Um monitoramento correto e frequente será fundamental, assim como outros cuidados, para que a saúde da mãe e a do bebê sejam preservadas.

Isso porque taxas elevadas de açúcar no sangue, principalmente nos primeiros três meses da gravidez, aumentam o risco de o bebê não se desenvolver da maneira devida e podem causar malformações.

O diabetes, quando não compensado, eleva também o risco de abortos espontâneos e de bebês que não sobrevivem ao nascimento. Filhos de mães diabéticas têm mais chance de desenvolver a doença no futuro.

Mas, calma, não há tantas más notícias assim. Apesar de ser considerada uma gravidez de risco, não necessariamente significa que haverá problemas, principalmente se mantiver sua taxa de açúcar o mais próximo possível do normal.

Tenha em mente que a maioria dos problemas mais crônicos ocorrem nos primeiros dois meses de gravidez, logo no comecinho. Daí ser fundamental você estar o mais saudável que puder antes de engravidar.

Veja alguns passos para começar a preparar seu corpo para a gravidez:

  • Controle os níveis de açúcar no seu sangue medindo o nível glicêmico regularmente
  • Mantenha uma alimentação equilibrada para diabéticos e pratique exercícios físicos com regularidade
  • Não tome nenhum tipo de bebida alcoólica
  • Se você está acima do peso, emagrecer antes de engravidar reduzirá os riscos de complicações
  • Tomar um suplemento de ácido fólico também é especialmente importante se você tem diabete e quer ter um bebê. O ácido fólico ajuda a evitar problemas como má formação da medula espinhal da criança.

Comentários

comentário(s)

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *