Esteja melhor preparada para considerar a FIV como opção de tratamento

Desejar ter um bebê e não conseguir é de tirar o fôlego de qualquer casal. A FIV é um método de tratamento eficaz para muitos casais. Muita esperança e expectativa estão envolvidas. No entanto, existem experiências comuns dos casais sobre as quais normalmente não se fala abertamente.

Estar melhor preparado no momento de considerar a FIV como opção de tratamento é importante. A seguir vou comentar algumas situações que, apesar se estarem implícitas, merecem ser melhor comentadas.

1 – NÃO HÁ GARANTIA

A chance de gravidez em cada tratamento não é 100%. Vários fatores influenciam o resultado, como a idade do casal, quantidade e qualidade dos óvulos, alterações graves nos espermatozóides entre outros. As chances de sucesso diminuem com o aumento da idade. Pergunte também ao seu médico qual a sua chance de você ter um bebê saudável em casa e não somente qual sua chance de engravidar. Pense bem e verá que são informações diferentes e importantes.

2 – O PROCESSO DE TRATAMENTO PODE DEMORAR

Nem sempre os embriões devem ser transferidos no mesmo ciclo menstrual em que os óvulos são coletados. Dependendo de cada caso, congelar todos os embriões por segurança ou realizar exames genéticos nos embriões pode ser necessário. Nesses casos precisa-se aguardar o ciclo menstrual seguinte para realizar a transferência de embrião.

3 – VOCÊ PODE PRECISAR DA FIV MESMO SE JÁ ENGRAVIDOU NATURALMENTE ANTES

Muitas pessoas se surpreendem por não conseguirem engravidar novamente de forma natural quando já conseguiram anteriormente. Essa situação se chama infertilidade secundária e pode ser frustrante para alguns casais. O aumento da idade ou outras questões de saúde estão envolvidas.

4 – VOCÊ PODE CONSEGUIR BEM MAIS DO QUE IMAGINAVA

Muitos pacientes produzem com facilidade grande quantidade de óvulos e embriões. Bem mais do que o necessário para o seu próprio tratamento. Considere a possibilidade de doar os óvulos ou embriões excedentes para outras famílias. Existe uma necessidade real desse tipo de atitude pois muitas pessoas se encontram na situação exatamente oposta à sua: baixíssima produção de óvulos ou embriões.

5 – É MAIS COMUM DO QUE VOCÊ PENSA

Muitas pessoas ao seu redor estão passando pelo mesmo processo e você nem sabe. Você não está sozinha e certamente vai encontrar pessoas próximas na mesma situação se quiser compartilhar suas experiências.

6 – SEU MARIDO PODE ESTAR MAIS ABALADO PELA INFERTILIDADE DO QUE VOCÊ PENSA

Muitos homens relatam o sentimento de impotência em não poder melhorar a situação para suas esposas. As emoções e ansiedade são muitas vezes as mesmas vividas pelas mulheres como o enfrentamento da perda gestacional do casal por exemplo.

7 – TODO ESSE PROCESSO VALE MUITO A PENA!

É um tratamento caro, estressante e que pode gerar alguns momentos de tristeza. Um dos determinantes do sucesso da FIV é a persistência em continuar no tratamento mesmo após um resultado negativo. Modificações serão feitas para a próxima tentativa o que te deixa mais perto do sucesso. Interromper o tratamento para retomar no futuro ou procurar outras opiniões às vezes faz você retroceder.

E você? Quais verdades não ditas gostaria de compartilhar com a gente? Deixe aqui nos comentários 😉

Leia também: COMO AUMENTAR AS CHANCES DE SUCESSO NA FIV

Acompanhe as publicações semanais – Siga o meu Instagram »  @dr.marcelogiacobbe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Post anterior
COMO AUMENTAR AS CHANCES DE SUCESSO NA FIV
Menu