FIV E RISCO DE CÂNCER DE MAMA

O tratamento da infertilidade conjugal gera grande expectativa pela gravidez, mas também preocupações pelo receio de consequências desses tratamentos na saúde da mulher. Durante o período de tratamento as mulheres passam pelo processo da estimulação da ovulação atingindo níveis hormonais pelo menos 10 vezes maiores que os normais.

Essa possibilidade preocupou médicos por muitos anos, especialmente quanto às consequências a longo prazo para as pacientes que foram submetidas a esses tratamentos antes dos 30 anos de idade. Quais poderiam ser as consequências a longo para essas pacientes? Maior risco de câncer? Maior risco para outras doenças?

Existem mais de 5 milhões de bebês nascidos ao redor do munido pela técnica da FIV. Muitos fatores devem ser levados em consideração para estudar se há risco aumentado para essas mulheres. Entre eles até mesmo se a própria condição da infertilidade, e não seu tratamento, apresenta correlação com o câncer de mama.

Existem estudos sobre esse assunto analisando grupos menores de mulheres e portanto com menor confiabilidade. O maior estudo sobre esse assunto foi realizado na Holanda e publicado em 2016. Ele acompanhou cerca de 25.000 mulheres por 21 anos após o tratamento de FIV. Comparou os resultados deste grupo de mulheres com a população geral e encontrou os mesmos resultados de câncer de mama nos dois grupos. O subgrupo onde se realizou mais de 7 ciclos de FIV na mesma paciente apresentou incidência mais baixa ainda que o risco das que fizeram um ou 2 ciclos. Isso é tranquilizador pois o receio era de que se alguém foi submetido a vários tratamentos seu risco seria maior.

O grupo de mulheres com baixa resposta ovariana era de atenção especial pois geralmente recebem quantidades maiores de estímulo hormonal que a média. Essas mulheres também apresentaram menor risco que a média.

Esses dados ainda não são definitivamente conclusivos. O assunto ainda merece interesse e investimento em pesquisas para que possamos poder confirmar sempre de que a técnica da FIV é segura para nossos pacientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Post anterior
CONGELAMENTO DE ÓVULOS EM PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA
Próximo post
GRAVIDEZ APÓS TRATAMENTO DE CÂNCER DE MAMA
Menu