CORONAVÍRUS, GRAVIDEZ E AMAMENTAÇÃO

 

Diante das recentes notícias sobre a epidemia de coronavírus (COVID-19) as orientações iniciais sobre o período da gravidez e amamentação são:

🔴   Limitar a exposição a situações de risco de contaminação pelo coronavírus deve ser considerada na gravidez e lactação.

🔴 As mudanças imunológicas e psicológicas da mulher na gravidez podem aumentar sua susceptibilidade a infecções virais.

🔴 As medidas preventivas de higiene, lavar frequentemente as mãos e evitar o contato direto com pessoas potencialmente doentes devem ser respeitadas.

🔴 A possibilidade de transmissão mãe-feto é desconhecida. As crianças nascidas de mães infectadas pelo coronavírus não tiveram teste positivo para a presença do vírus.

🔴 Não há relatos de efeitos adversos diretos do coronavírus na gravidez.

🔴 Não se sabe ao certo se o coronavírus pode ser transmitido através do leite materno. Nos poucos estudos até o momento parece que o coronavírus não é encontrado no leite materno.

🔴 Mães com suspeita ou infecção por coronavírus devem tomar todo o cuidado possível para evitar a transmissão usando máscara facial para isolamento (do tipo N95) e lavar as mãos sempre que for entrar em contado direto com o bebê ou utensílios como mamadeiras ou chupetas.

Fonte: CDC – Center of Desease Control and Prevention (USA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Post anterior
Tabagismo e Infertilidade
Próximo post
ATUALIZAÇÕES PANDEMIA COVID-19, GESTAÇÃO E REPRODUÇÃO
Menu