Conheça os alimentos que podem influenciar sua fertilidade

Pouca gente sabe, mas há alguns alimentos que podem prejudicar a fertilidade da mulher e dificultar o sonho dos casais de ter um filho. Boa nutrição está associada a boas condições de saude que, consequentemente podem proteger sua fertilidade. A idéia é ter uma dieta cada variada e rica em nutrientes de modo geral, e que eles possam substituir a alimentação não saudável. Essa atitude ajuda a atingir ou manter o peso adequado.

Quais são estes alimentos e por que eles comprometem a fertilidade? Preparamos este texto para te contar mais sobre essa relação entre fertilidade e dieta, em uma lista de alimentos que podem comprometer a fertilidade. Confira!

Alimentos ricos em gordura trans

Os alimentos que tem gordura trans em sua composição são nocivos não apenas para a gravidez, mas também para a saúde, como um todo. Porém, para a fertilidade da mulher, eles podem ser ainda mais comprometedores. Veja uma lista dos principais alimentos que entram nesta lista:

• Biscoitos e bolachas (especialmente wafers e bolachas recheadas)
• Salgadinhos chips, batata frita e similares (o mesmo serve para batatinhas de fast-food)
• Bolos e tortas (tanto os feitos em casa, como os de misturas de “caixinha”)
• Sorvetes de massa, palitos, massas folhadas e pães doces (mesmo em suas versões light)
• Barras de chocolate, produtos derivados de chocolate e achocolatados prontos
• Requeijão cremoso e margarina
• Pipocas de micro-ondas
• Temperos prontos (em pó ou em tabletes).

Os alimentos com gorduras trans hidrogenadas são pouco nutritivos e altamente calóricos, prejudicando a saúde da mulher. O acúmulo de gordura corporal pode interferir na produção hormonal e consequentemente no ciclo menstrual.

Quando já grávidas as mulheres também devem evitar este tipo de alimento. Pesquisas mostram que o consumo diário de mais de 4 gramas de gordura trans por dia aumentam em pelo menos 30% as chances de o bebê desenvolver obesidade ainda durante a infância.

Alimentos ricos em açúcar refinado e farinhas

Além dos alimentos com gorduras trans, os alimentos ricos em açúcar e amido também podem prejudicar a capacidade da mulher de engravidar. Veja alguns exemplos de alimentos nesta categoria que podem ser prejudiciais quando consumidos em excesso:

• Frituras, especialmente batata frita, peixes fritos e carnes à milanesa (fritura + amido)
• Embutidos e similares (bacon, salame, salsicha, mortadela, presunto, linguiças, alimentos com alto índice de gordura animal)
• Bebidas achocolatadas, chocolates e lanches industrializados
• Leite e derivados, especialmente alguns queijos (ricotas, mussarela, prato, entre outros) e derivados adoçados (cremes, sorvetes, coberturas, pudins e etc.)
• Temperos em tabletes (caldos de galinha e similares)
• Carne vermelha e carne suína, especialmente nos cortes mais ricos em gorduras (costelas, picanhas, paletas).

Cuide da dieta para sua saúde

Por isso, se você deseja engravidar ou já está gestante, é importante também levar uma dieta balanceada com exercícios físicos regulares. Assim, você protege o seu bebê e leva uma vida melhor. Priorizar o consumo de frutas frescas, castanhas, legumes, peixes de água salgada e azeite de oliva pode contribuir para a sua saude e fertilidade.

Acesse o nosso site ou confira mais de nossos conteúdos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Post anterior
Conheça os sinais que indicam o sucesso da inseminação
Próximo post
Teste genético pré-implantacional e Fertilização in Vitro
Menu