Congelamento de óvulos vale a pena? Descubra o custo benefício do processo

agosto 15, 2018
admin

A idade média das mães de primeira viagem está aumentando e, considerando que a idade é uma variável afeta a fertilidade, não é surpresa que esta informação implique em problemas relacionados à reprodução. Se você está entre aquelas que estão adiando ter filhos, saiba que ter filhos mais tarde pode ser um desafio. Afinal, a reserva ovariana de uma mulher começa a cair depois dos 35 anos e diminui consideravelmente à medida que envelhece.

Apesar de 75% das mulheres na casa dos 30 anos conceberem no primeiro ano de tentativas, a proporção cai para 66% nas mulheres acima dos 30 anos e 44% nas mulheres com 40 anos, ou seja, as chances de uma mulher engravidar diminuem drasticamente.

Agora, o congelamento de óvulos vale a pena para mulheres que não estão prontas para começar uma família?

Quando você deve congelar seus óvulos?

O congelamento de óvulos (também conhecido clinicamente como criopreservação de oócitos) é um procedimento durante o qual os óvulos de uma mulher são colhidos de seus ovários, congelados e armazenados. Isso geralmente é feito usando uma técnica de congelamento conhecida como vitrificação, que garante que os óvulos não sejam destruídos enquanto congelados.

Primeiro, os óvulos são recuperados após estimular seus ovários usando hormônios para desenvolvimento de uma quantidade maior do que a normalmente produzida no ciclo menstrual espontâneo, um processo que deve ser acompanhado por ultrassonografia.

Finalmente, quando os folículos são formados, estes são recuperados sob anestesia de sedação. A produção de óvulos de boa qualidade pode ser mais facilmente alcançada em mulheres mais jovens em comparação com aquelas com idade acima de 35 anos. Assim, mais de uma sessão pode ser necessária em mulheres de idade mais avançada.

O congelamento de óvulos tornou-se um método confiável de preservar a fertilidade, mesmo em mulheres que se aproximam dos 40 anos. Entretanto, é muito melhor para uma mulher considerar o congelamento de seus óvulos quando ela é jovem (por volta dos 30 anos) para preservar sua fertilidade. Além disso, é importante ter um estilo de vida saudável para tentar diminuir os efeitos da idade sobre a qualidade de seus óvulos e melhorar as chances de engravidar.

Custo de congelamento de óvulos

O custo varia de um centro para outro e é certamente diferente entre os países. No entanto, não basta apenas escolher a clínica que oferece u menor preço, mas sim aquela que possui experiência e resultados positivos com a técnica. Pesquise se o médico e a clínica são certificados por um órgão profissional em seu país. Algumas clínicas publicam estatísticas de congelamento de óvulos, bem como suas taxas de sucesso.

No geral, o congelamento de óvulos pode servir de apoio para mulheres jovens que desejam adiar a gravidez para um momento posterior da vida ou para aquelas que ainda não têm um parceiro e desejam preservar sua fertilidade. O procedimento oferece às mulheres maior controle sobre sua fertilidade e permite que elas adotem a maternidade quando estiverem mais preparadas. Vale a pena? Só você pode decidir.

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter e receba novidades todas as semanas.

Comentários

comentário(s)

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *