Como garantir uma boa gestação praticando exercícios físicos

setembro 28, 2015
admin
Se você tem o costume de fazer exercícios e descobriu que está grávida, não pense que você deverá ter que ficar toda a gestação sem se exercitar. Uma série de cuidados especiais com você e seu futuro bebê podem te garantir uma gravidez saudável e com muita malhação.

Antes de mais nada, seu Médico é o responsável por acompanhar o desenvolvimento da gravidez. Eventualmente, ele pode sugerir o acompanhamento de um nutricionista para controlar o ganho de peso durante a gestação e um profissional de educação física para orientar os exercícios que podem ser realizados durante a gestação. Nos primeiros três meses, as atividades devem ser feitas com maior atenção por ser um período que há maior ocorrência de abortos espontâneos.

Antes de cada atividade física, é importante o alongamento. Isso alivia as dores e tensões nas costas e diminui os inchaços das pernas. Os exercícios aeróbicos, como caminhadas, natação e hidroginástica, ajudam no controle de peso, na resistência muscular e no condicionamento físico. Já se a gestante praticar de forma correta a musculação, isso pode ajudá-la a manter os músculos do tronco fortes para suportar as mudanças de postura que gravidez causa. Pilates e Ioga também são recomendados.

A suplementação de nutricional pode ser necessária para prevenção de anemia, correção de carências vitamínicas e colabora na formação do sistema nervoso central do bebê.

Agora lembre-se: Se você sentir tontura, falta de ar, sensação de desmaio, sangramento vaginal e outros sintomas, pare imediatamente de fazer os exercícios. Não é preciso chegar ao seu limite. Diminua sempre o ritmo quando perceber que está muito cansada.

Depois que seu bebê nascer, não pense que deve deixar de manter suas atividades físicas. O tempo que você irá dedicar ao seu filho é total, mas tente ajustar sua agenda para conciliar os cuidados com o bebê e com sua saúde.

Manter suas atividades físicas é importante para manter uma boa postura, prevenir dores na coluna e deixar o tronco forte, manter seu peso, aprimorar a resistência e sua mobilidade.

Quando é que você pode retornar com as atividades físicas após o parto? De acordo com as orientações médicas, se o seu parto for normal, após 15 dias você já pode voltar a ativa. Se seu parto for de cesariana, depois de 40 dias a atividade é liberada. Mas sempre pergunte ao seu médico antes de voltar a se exercitar.

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