Ciclo menstrual desregulado: como isso pode afetar sua fertilidade?

maio 24, 2019
admin

O ciclo menstrual feminino compreende o período em que o corpo da mulher se prepara para receber um óvulo fecundado. Portanto, ele vai muito além do que os dias de sangramento. Mas, afinal, o que o ciclo menstrual tem a ver com a fertilidade?

Como funciona o ciclo menstrual?

O ciclo menstrual tem início no primeiro dia que a menstruação desce. A partir desse momento, uma série de acontecimentos vai acontecer para preparar o útero para uma possível fecundação.

Quando a menstruação chega, significa que o endométrio está descamando, já que não houve a gravidez. Essa é a chamada fase menstrual. Após o período do sangramento, o corpo se prepara para novamente abrigar o possível embrião. É aí que entra a fase folicular. Nesta fase, o estrogênio passa a ser produzido pelos ovários. Este hormônio estimula o crescimento do endométrio.

A fase folicular dura mais ou menos 15 dias e termina quando o corpo começa a produzir o hormônio luteinizante (LH). É este hormônio que vai possibilitar a liberação de um óvulo maduro e a chegada do período fértil.

Aí entra a fase lútea, na qual ocorre a ovulação propriamente dita. Nesta etapa, a mulher pode sentir alguns sintomas como um muco semelhante à clara de ovo. Ocorre ainda um aumento da produção de progesterona, que ajuda a manter o endométrio firme. A libido também costuma aumentar durante este período.

Após esta etapa vem a fase pré-menstrual. A partir daí, o corpo da mulher começa a diminuir a produção de hormônios ovarianos. É aí que surgem os sintomas pré-menstruais como dores nas mamas, cansaço e cólicas.

Geralmente, um ciclo considerado regular varia de 28 a 35 dias. No entanto, apenas um ginecologista pode avaliar isso com precisão.

O ciclo menstrual desregulado pode afetar a fertilidade?

Como vimos, os hormônios têm um papel fundamental durante o ciclo menstrual. São eles os responsáveis por cada fase deste período. Por isso, qualquer alteração hormonal pode prejudicar o andamento do ciclo menstrual. Os principais motivos que levam a um ciclo desregulado têm a ver com a produção destes hormônios.

Muitas vezes, a mulher demora para menstruar pois não teve ovulação. Os motivos para isso variam. Geralmente pode haver problemas na produção tanto do estrogênio quanto da progesterona. No entanto, algumas doenças também podem acarretar problemas na ovulação. É o caso da síndrome dos ovários policísticos, endometriose e alterações nos órgãos reprodutores. Distúrbios de tireoide também podem gerar este tipo de problema.

O que fazer se o meu ciclo é desregulado?

Primeiro de tudo, é preciso anotar os dias que a sua menstruação desce para verificar se o ciclo é mesmo desregulado. Caso ele mantenha um padrão ao longo dos meses, não há motivos para se preocupar. Porém, caso a menstruação demore muito para descer em alguns momentos é interessante investigar.

O ginecologista é o médico indicado para fazer este diagnóstico. Em muitas situações, algumas doenças do organismo feminino podem trazer alterações no ciclo. Até mesmo o estresse pode influenciar na produção de hormônios e gerar problemas. Por isso, o médico deve solicitar exames para verificar o funcionamento dos hormônios e dos órgãos reprodutores.

Para saber mais sobre as possíveis causas da infertilidade, acesse outros textos em nosso site!

Comentários

comentário(s)