Alimentos podem causar infertilidade? Conheça mitos e verdades!

agosto 15, 2018
admin

A Infertilidade Sem Causa Aparente (ISCA) refere-se a dificuldade que um casal pode ter em engravidar, sem nenhum motivo aparente ou identificável clinicamente. Aproximadamente, 15% dos casais possuem problemas de fertilidade e 40% refere-se a um problema exclusivo do homem. Diversas variáveis podem acabar afetando a fertilidade; do estilo de vida à má alimentação pode ser fatores determinantes. Consumo de bebida alcoólica, tabaco, estresse, alimentação, entre outros, influenciam diretamente na saúde reprodutiva do casal. Para esclarecer essas dúvidas acerca do que deve ou não ser colocado em sua dieta, separamos uma lista de alimentos que favorecem a fertilidade e quais devem ser evitados.

Alto teor de cafeína causa infertilidade

Verdadeiro. Estudos provaram ao longo do tempo a ligação entre mulheres que consomem um alto nível de cafeína (acima de 300 mg por dia) e a fertilidade. Os casais devem reduzir esse componente em sua alimentação enquanto tentam engravidar; lembrando que a cafeína está presente em diversos alimentos: café, chás, refrigerante, energéticos e, até mesmo, chocolates.

O Zinco pode diminuir a quantidade de espermatozoides

Falso. O zinco é um dos melhores nutrientes para o corpo humano, sendo altamente benéfico para mulheres e homens, especialmente em relação a fertilidade. Ele aumenta a densidade, a contagem e a produção saudável de espermatozóides. Os melhores alimentos para infertilidade contendo zinco são ostras, trigo, castanha de caju, nozes pecã, fígado e peixe.

Carne crua ou mal passada pode trazer riscos à saúde

Verdadeiro. A carne crua e / ou mal passada pode conter e.coli, salmonela e até mesmo toxoplasmose. Carne bovina mal passada, salsichas e patês devem ser evitados durante esse período.

Alimentos ricos em ferro diminuem a produção de óvulos

Falso. O teor de ferro não determina a produção de óvulos nas mulheres. Baixo teor de ferro antes e também durante a gravidez pode gerar muitos problemas. Isso ocorre porque o ferro cria hemoglobina que transporta nutrientes e oxigênio para os tecidos e órgãos. O excesso de ferro (principalmente por excesso de ingestão de carne vermelha e farinha enriquecida) também não é saudável. Os melhores alimentos para a fertilidade contendo ferro são o suco de tomate, ervilhas, brócolis, amêndoas e pêssegos.

Ovo cru pode trazer salmonela

Verdadeiro. Este é também um dos alimentos que podem causar a infecções intestinais por conta da salmonela. Massas cruas, maionese caseira, molho Caesar e gemada são alguns dos alimentos que devem ser evitados.

Alimentos com arginina diminuem a contagem de espermatozoides

Falso. A arginina é um dos aminoácidos importante para a produção de componentes presentes na motilidade dos espermatozoides e a ausência de alimentos que contenham esse aminoácido podem comprometer diretamente a fertilidade masculina. Os alimentos indicados são: carnes magras (bem passadas), leites cereais, ovos, queijos, alho e feijão.

A vitamina E pode ser prejudicial nessa fase

Falso. A vitamina E é importante antioxidante presente na membrana de um espermatozoide; a deficiência da vitamina E pode afetar a fertilidade masculina. Alimentos saudáveis contendo vitamina E são amendoim, ovos, abacate, óleo de milho e maçãs.

Alimentar-se de forma adequada é um dos pilares da saúde e não poderia ser diferente durante essa fase. Um estilo de vida adequado é o primeiro passo para aumentar suas chances de engravidar. Por que não aproveitar esse estímulo para iniciar uma vida mais saudável?

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter e receba novidades todas as semanas.

Comentários

comentário(s)

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *