A infertilidade e a união do casal

Quando um casal decide engravidar e não consegue, é comum surgirem sentimentos de frustração, desânimo e culpa. No entanto, é preciso ter em mente que, hoje em dia, a tecnologia está avançada o suficiente para ajudar casais que sofrem com diversos tipos de problemas relacionados à infertilidade. Veja algumas dicas para lidar com a situação e fortalecer a união do casal neste momento.

Diálogo é fundamental

Conversem bastante sobre esse assunto, mas sem cobranças e pressões. É importante que o casal tente levar uma vida mais leve e curtindo os momentos a dois já que a saúde mental e física de ambos influencia muito no momento da reprodução, mesmo que seja realizada de maneira assistida.

Os dois juntos devem pesquisar e planejar com calma sobre os tipos de tratamento que vocês podem fazer para resolver a questão da infertilidade. Lembrem-se que, mesmo com todos os avanços da tecnologia, a reprodução assistida requer paciência, pois nem sempre dá certo na primeira tentativa. O importante é não desistir. Cada erro permite correções que irão melhorar a técnica em uma próxima tentativa.

Experimentem também participar de grupos e fóruns com pessoas que também enfrentam esse tipo de problema. Não se esqueçam de que esta é apenas uma situação passageira e que fortalecerá ainda mais a relação do casal.

Lembrem-se: diversos casais enfrentam problemas de infertilidade

Não ache que os problemas de infertilidade atingem apenas a sua família. Muitos casais demoram anos até conseguirem engravidar e os motivos variam desde questões genéticas, problemas hormonais, imunidade baixa até casos em que não há nenhuma razão aparente.

Mesmo um casal que tenha boas condições de saúde têm apenas 20% de chances de engravidar em cada mês. Por isso, nada de ficar obcecado com esse assunto, achando que nunca conseguirão ter uma gravidez sadia. A ansiedade e o estresse são fatores psicológicos que só atrapalharão nesse momento, portanto, é necessário ter paciência.

Pensem que atualmente a tecnologia avançou o suficiente para facilitar o procedimento de reprodução assistida e aumentar o êxito dos procedimentos. São inúmeras técnicas como indução da ovulação, inseminação intra-uterina (IIU), fertilização in vitro (FIV), fertilização por injeção intracitoplasmática de espermatozoide (ICSI), doação de óvulo, rastreamento genético de pré-gestacional (PGS), útero de substituição, congelamento de óvulos, etc. Cada uma voltada de acordo com as necessidades dos pacientes.

Conversem com um médico de confiança

Se vocês estão há um ano tentando engravidar sem êxito, procurem por uma clínica de confiança e conheçam os procedimentos que podem ajudar a engravidar. Há tratamentos para casos de endometriose, alterações seminais masculinas, laqueadura tubária, pacientes que já realizaram vasectomia e infertilidade sem causa aparente.

Lembrem -se que a infertilidade pode afetar qualquer pessoa e caso vocês decidam procurar tratamento é preciso ter foco e paciência. No momento certo, a tão desejada gravidez pode acontecer. O segredo para manter a calma é não ficar tão obcecado com isso. Quanto mais tranquilo e relaxado o casal estiver mais simples se tornará o processo. Manter a união é fundamental para enfrentar esse momento com mais confiança.

Para conhecer mais sobre as técnicas de reprodução assistida acesse nosso site: https://www.fertilivita.com.br/ 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Post anterior
Como preparar meu pequeno para a chegada de um irmãozinho ou dois?
Próximo post
Fertilização in vitro: Conheça as novas técnicas e seus avanços
Menu