8 exercícios para uma gravidez ativa e saudável

abril 10, 2015
admin
Fertilivita - 8 exercícios

Com empenho e dedicação às atividades para o bem estar seu e do seu bebê você não vai conseguir ficar parada durante os nove meses

Os tempos em que a realidade da grávida era de monotonia e de que não podia fazer exercícios já não existe mais. Está comprovado que praticar atividades físicas é de total importância para uma boa gestação, além de fortalecer a musculatura pélvica e deixa-la preparada para o momento do parto, mas é óbvio que não será no tempo de gestação que irá adquirir o corpo e saúde de um atleta. Consideram-se alguns exercícios, como de risco elevado se houver o perigo de impactos na região abdominal e para te ajudar, fizemos a seleção de modalidades recomendadas para esse momento, sem deixar claro que você deve conversar com o seu obstetra e um profissional para que adapte cada um dos exercícios de acordo com as suas necessidades e limitações.

  • Caminhada: a atividade aeróbica em geral está liberada para todas as gestantes. Mas, ainda assim, deve perceber se não gera incômodo ou cansaço excessivo. É recomendada nos três trimestres da gestação, cerca de 20 a 30 minutos, de 2 a 3 vezes por semana.
  • Corrida: é indicada para quem já praticava antes da gestação. A atividade é considerada de médio risco. As mulheres aptas a praticá-la podem fazer corridas leves de 2 a 3 vezes por semana, durante 30 minutos.
  • Musculação: se for bem orientada, é uma excelente atividade, pois fortalece os músculos fortalece os braços, preveni dores e prepara para a gestação e pós-parto. É interessante praticar cerca de 2 vezes por semana e intercalar com outras modalidades.
  • Hidroginástica: a popular modalidade das gestantes é moda porque realmente traz muitos benefícios como poder flutuar na água o que reduz o impacto, o risco de lesões articulares e a pressão na região lombar. Ajuda também a controlar o inchaço. Recomendam-se aulas de 2 a 3 vezes por semana, por até 1 hora.
  • Natação: oferece benefícios iguais aos da hidroginástica. Contudo, é necessário notar se a repetição de movimentos não gera dor. Também de 2 a 3 vezes por semana, por cerca de 30 minutos.
  • Pilates: é ótimo para fortalecer a musculatura pélvica, abdominal e lombar. Projetar a barriga para baixo ou ficar deitada de costas não é legal. Com os devidos cuidados e adaptações, é uma excelente opção. Pode ser praticado durante 1 hora, de 2 a 3 vezes por semana.
  • Ioga: ajuda na respiração, prepara para o parto, alonga e fortalece os músculos, além de auxiliar na redução de lombalgias. Recomenda-se de 2 a 3 vezes por semana, por cerca de 30 minutos.
  • Dança: as modalidades de dança geralmente são atividades aeróbicas que trazem consciência corporal, fortalecimento e alongamento dos músculos, sempre importantes para a grávida. Também de 2 a 3 vezes por semana, durante 40 minutos.

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