Vitamina D é importante para a reprodução

junho 13, 2016
admin
????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Quem nunca ouviu falar sobre a importância da vitamina D? Pois é! Ele é boa para os ossos, músculos, respiração, sistema cardiovascular e… para a reprodução.

Mas o que quero falar neste contexto é sobre o ato de tratar uma eventual doença e não tratar o “não adoecer”: o famoso é melhor prevenir que remediar.

Adoramos o que fazemos na Clínica Fertilivitá. Ajudamos pais a gerarem uma vida (está certo, algumas vezes mais do que uma ☺). Mas este é apenas o final feliz de um trabalho contínuo, em conjunto. Muitas vezes vai muito além da relação do médico com a mulher ou com o casal. Envolve toda a família, em diversos aspectos.

Quando o assunto é fertilização, a vitamina D é outro fator importante.  As pacientes com um bom nível desta vitamina têm maior probabilidade de produzir embriões de alta qualidade e, portanto, mais chances de engravidar. Recebo pacientes com deficiência dela no sangue.

90% da substância vem da exposição ao sol, principalmente aos raios UVB, e 10% através da alimentação (óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo, fígado, manteiga e peixes, como salmão, sardinha e atum).

Além de ser fundamental para a absorção do cálcio, fortalecendo os ossos, a vitamina D desempenha funções importantíssimas para o fortalecimento do sistema imunológico, cardiorrespiratório e, claro, reprodutor. 

Caso seja identificada a falta de vitamina D no organismo, o tratamento é relativamente tranquilo, mas porque remediar se podemos prevenir? 

Uma das maneiras mais eficazes para se obter este importante elemento é expor-se um pouco ao sol todo dia. 15 a 20 minutos é o suficiente. Braços e pernas devem estar expostos, pois a quantidade de vitamina D que será absorvida é proporcional a quantidade de pele que está exposta. 

Alimentos de origem animal contém vitamina D, como peixes, a começar pelo salmão, passando pelo atum e sardinha. Carne bovina e alguns tipos de queijo também ajudam, mas é preciso moderação, claro, porque são alimentos ricos em gordura saturada e devemos ser comedidos em sua ingestão.

Está vendo, não é tão difícil. Andar na rua na hora do almoço, nos finais de semana no parque, assim como de vez em quando comer peixe não pode ser sacrifício, não é mesmo? Além do que, a suplementação da vitamina D está indicada continuamente naquelas mulheres que desejam engravidar dado o seu papel na prevenção do parto prematuro e rotura prematura da bolsa amniótica, entre outros benefícios.

Comentários

comentário(s)

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>