Verão, férias: é tempo de cuidar da gravidez ou… engravidar

dezembro 21, 2017
admin

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Está chegando a época mais esperada do ano! Depois do frio, da instabilidade do tempo e passada a correria das festas de fim de ano é hora de descansar, curtir o sol e o calor na companhia de amigos e da família. Mas, para aproveitar melhor tudo isso, é preciso lembrar dos cuidados com a saúde, especialmente, em relação às doenças e problemas típicos do verão. Isto é ainda mais importante para as futuras mamães e mulheres que pretendem engravidar.

Por conta do metabolismo acelerado, que trabalha mais por conta da nutrição da criança que está em formação, as grávidas costumam sentir mais calor, especialmente nesta época. Além disso, as altas temperaturas costumam aumentar ainda mais aquela sensação de cansaço típico da gravidez. Na contramão, a pressão que já fica mais baixa, tende a cair ainda mais.

Confira algumas dicas para manter o bem-estar durante o verão:

Beba muita água

Nesta época, a taxa de transpiração aumenta e, com ela, maior perda de líquidos e eletrólitos. Assim, além de repor o líquido perdido, as grávidas devem beber mais água tanto para repor a que foi perdida quanto para manter os níveis estáveis o volume do líquido amniótico.

Além disso, ao beber mais água, o volume de líquido no corpo sobe, diminuindo risco de queda da pressão arterial. Dores de cabeça e enxaquecas também passarão longe com esta medida simples.

Use hidratantes e filtros solares

O aumento da barriga faz com o que tecido da região se estique, perdendo mais líquido e fazendo com que apareçam estrias na região. Uma boa saída para evitar a pele pegajosa é usar hidratantes que não contenham óleo em sua fórmula.

Além disso, as alterações hormonais promovem um aumento da produção de melanina que pode levar a manchas, especialmente, no rosto. Conhecidas como melasma, estas manchas são difíceis de serem removidas após a gestação. Reaplique o filtro solar a cada duas horas.

Fuja da exposição solar excessiva

Use chapéus, viseiras e óculos escuros e caso vá para a praia ou clube, prefira ficar na sombra.

Exercite-se

Desde que liberada pelo seu médico, a grávida poderá fazer a atividade física que mais lhe agradar. Hidroginástica, caminhadas leves, pilates, ioga são algumas das atividades que podem ser feitas, com excelentes benefícios, como eliminação do inchaço, fortalecimento da coluna e controle do peso.

Leve um biquíni ou maiô sobressalente

Infecções por fungos e bactérias são mais comuns em grávidas por conta da baixa imunidade e pH vaginal mais ácido. Assim, é muito comum o desenvolvimento de infecções urinárias e ginecológicas por causa desses microrganismos. A saída para evitar isso é não ficar com biquíni molhado por muito tempo e trocá-lo sempre que possível. Outro ponto importante é que infecções vaginais, se não tratadas adequadamente, podem causar parto prematuro.

Cuidado com o que se come fora de casa

Comer fora é uma delícia, mas é preciso especial atenção com pratos feitos à base de frutos do mar, maionese e purê de batata, que se estragam facilmente e podem causar infecções intestinais e alergias alimentares. Também tenha cuidado com sorvetes e picolés dos quais não se sabe a procedência. Beba somente água em garrafas e copos que estejam lacrados.

Atenção à higiene da praia ou da piscina do clube

É possível saber, com antecedência, a qualidade das praias. Em caso de estarem impróprias para banho, não insista. O mesmo vale para a piscina do clube, do prédio ou da casa de amigos. Se a água estiver turva ou com cor escura, fique longe.

Seguindo estas dicas simples, seu verão será somente de boas lembranças. Aproveite muito e divirta-se!

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