Sexo na gravidez

fevereiro 26, 2016
admin
casal-se-abracando-mulher-gravida-foto-marina-svetlovashutterstockcom-000000000001682C

O tema “sexo na gravidez” sempre levanta várias questões e carrega alguns mitos. Os questionamentos, principalmente partindo da mulher, são frequentes no consultório.

Sexo é saudável. E também na gravidez! Até poucas semanas antes do parto, no geral, não há contraindicações. Pelo contrário.

O fator psicológico, principalmente nesta época, é o grande influenciador. Mas antes de começar por elas, vamos falar deles? Alguns homens podem passar a ver a parceira não mais como mulher, mas como mãe. No mínimo querem proteger a esposa ao máximo e para isso até evitam o sexo. Não é nem um pouco necessário.

Quando o homem evita o sexo sem conversar com a esposa, ela pode associar esta eventual falta de interesse com a mudança de seu corpo. O que antes era bonito, curvilíneo, pode ser chamado agora de “disforme”. Você mulher, não se preocupe, com uma rápida conversa com o marido, você vai ver que não é nada disso. Mostre a ele que não precisa ser protegida e que ainda é, e sempre vai ser, mulher. Aproveitem um ao outro.

Considero o melhor período de atividade sexual da gravidez entre o 3º e 6º mês. No começo, os casais têm algum receio, a gravidez ainda está se fortalecendo. No período final, o sexo vai requerer um pouco mais de criatividade, porque as posições de antes podem não ser as mais confortáveis. Mas com criatividade, tudo se resolve neste caso.

O mais importante de tudo: é sempre importante se abrir com o marido. O seu médico pode até ajudar neste processo, indicando os melhores caminhos.

Quando evitar o sexo

Em raros casos, por orientação médica, o casal deve diminuir a atividade sexual ou mesmo evitá-la:

– 2 ou 3 semanas antes do parto – para evitar eventuais infecções na vagina

– caso haja risco de aborto por outras razões

– risco de parto prematuro

– dilatação precoce do colo do útero – detectado sempre nos exames pré-natais

– gravidez de alto risco

– placenta prévia – caso haja sangramento depois do ato sexual ou pelo estímulo da relação. A placenta fica baixa e, pelo estímulo mecânico, pode sangrar. Normalmente ocorre depois do 5º mês.

Seja feliz, curta a sua gravidez, os preparos para a chegada do bebê e, claro, aproveite para namorar bastante.

Comentários

comentário(s)

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>