Ooforoplastia pode evitar retirada desnecessária dos ovários

março 27, 2018
admin

экссудативная-энтеропатия

Ooforoplastia é um tipo de cirurgia na qual é feita uma “plástica” no ovário. Somente o cisto ou a parte doente é removida, preservando o ovário remanescente. Quando há a retirada completa de um ou dos dois ovários, por sua vez, chama-se a cirurgia de Ooforectomia. Sempre que possível, recomenda-se a retirada do tumor e a preservação dos ovários, mas infelizmente nem sempre isso acontece.

Há tumores de ovário que ocorrem quando a mulher é ainda muito jovem, e sequer teve tempo de ter filhos. Nem todos eles, porém, as condenam à retirada dos órgãos e, nos casos em que pelo menos um dos ovários pode ser preservado, isso já garante que a mulher continue tendo  óvulos e tenha a chance de engravidar posteriormente.

Outro fato importante: é preciso levar em conta que, além da função reprodutiva, os ovários têm função endócrina. Desse modo, remover os ovários de uma mulher faz com que ela perca essa produção hormonal e entre na menopausa, com todas as consequências que isso pode ter em sua vida (ondas de calor, palpitações e insônia, doenças cardiovasculares, além do impacto metabólico, aumentando o risco de osteoporose, atrofia genital, cistites de repetição e outros). Neste caso, será necessária a reposição hormonal para minimizar tais sintomas.

Por isso, se uma mulher tem um cisto ou tumor de ovário, é jovem, deseja ter filhos ou quer evitar entrar na menopausa precocemente, primeiro deve verificar se há mesmo indicação de cirurgia –  para que não seja operada desnecessariamente. Se houver, deve verificar se a cirurgia pode ser realizada de forma conservadora, que é a Ooforoplastia. Na imensa maioria dos casos ela pode ser feita por videolaparoscopia, de forma minimamente invasiva (já que não há a necessidade de abertura completa do abdômen) e preservando ainda a função reprodutiva da mulher.

Cuide da saúde sempre! Visite seu ginecologista de confiança e aproveite os bons momentos da vida J.

Comentários

comentário(s)

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>