Miomas uterinos comprometem a fertilidade?

setembro 06, 2016
admin
993527

Primeiro, vamos explicar. Miomas uterinos são tumores não cancerosos do útero, que muitas vezes aparecem durante a idade fértil. É um tumor benigno que atinge cerca de 30% das mulheres na faixa etária dos 30 aos 50 anos.

Os miomas podem ser inicialmente diagnosticados durante um exame ginecológico (pélvico) para sentir se o útero está com tamanho aumentado ou com forma irregular. Mas é preciso cautela. Existem muitas outras situações que podem levar ao aumento do tamanho uterino ou das outras estruturas da pelve.

O diagnóstico de mioma deve, necessariamente, ser confirmado com exames complementares como ultrassom.

Existem três tipos principais de locais onde os miomas são encontrados:

Subseroso: estão na parte exterior do útero e representam 55% dos casos.

Intramural: são encontrados nas camadas musculares da parede uterina. Cerca de 40% se localizem nesse local.

Submucoso: O mais raro de todos, apenas 5% dos casos, é quando o mioma sobressai para dentro da cavidade uterina.

Mas e aí, afetam mesmo a fertilidade?

Os chamados miomas submucosos são os que mais apresentam problemas para a fertilidade das mulheres. Ele ocorre na área do músculo liso dentro da cavidade uterina e pode dificultar ou mesmo impedir a implantação de um óvulo fecundado. Normalmente, o tratamento para esse tipo de mioma, é cirúrgico, e uma vez que o problema seja resolvido, a fertilidade é restabelecida e as chances de uma gravidez saudável, aumentam consideravelmente.

 

Independentemente do seu tamanho, quanto mais cedo os miomas submucosos forem removidos, melhores as chances de engravidar e preservar a fertilidade.

O tamanho e localização dos miomas determinam se eles poderão afetar a fertilidade. Exemplos incluem miomas que estão dentro da cavidade uterina (submucosos) ou muito grandes (maior que 6 cm de diâmetro) no interior da parede do útero.

A maioria das mulheres com miomas não terão problemas com infertilidade. As mulheres com miomas e seus parceiros devem ser cuidadosamente avaliados para encontrar outros problemas com a fertilidade, antes do mioma ser considerado o fator principal.

Comentários

comentário(s)

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>