INFERTILIDADE MASCULINA E PROCEDIMENTOS

março 27, 2015
admin
infertilidade-masculina

Muitos casais passam por momentos difíceis e, na maioria dos casos em que o casal não consegue engravidar, as mulheres são extensamente investigadas, enquanto o homem é submetido à apenas um espermograma. A recomendação sobre a investigação da condição masculina é da maior importância. Muitas vezes o casal passa anos tentando uma gestação com base no tratamento apenas da mulher, até considerar a investigação mais detalhada do homem.

Veja os tópicos relacionados à infertilidade masculina e à reprodução assistida que preparamos pra você e quais as recomendações nesses eventos.

Quando se deve buscar ajuda médica

Depois de um ano mantendo relações sexuais frequentes e sem o uso de qualquer método contraceptivo, se o casal não obtém a gravidez, é hora de procurar o médico. Enquanto a mulher pode ter uma primeira conversa com seu próprio ginecologista, o homem deve procurar o urologista.



Exames essenciais masculinos

Para detectar a causa da infertilidade realiza-se o espermograma, exame avaliatório do sêmen. No exame macroscópico, são observadas características como odor, cor, volume, viscosidade e PH. Já no exame microscópico, identificam-se motilidade, viscosidade e morfologia dos espermatozoides.

Varicocele

A varicocele é uma patologia progressiva em que as veias, oculpadas- por drenar o sangue dos testículos, tornam-se incompetentes como varizes de calibre maior que se formam na área da bolsa escrotal elevando a temperatura nos testículos e possivelmente afetando a produção de espermatozoides produzindo espermatozoides imaturos e incapazes de fertilizar o óvulo.

Diversas ocasiões de infertilidade

As contaminações epididimárias, testiculares e prostáticas são outro grupo causador da infertilidade masculina. Neste caso, os espermatozoides ou não são produzidos ou, apesar de produzidos, não conseguem chegar até a uretra por onde seriam ejaculados. Os homens que fizeram vasectomia se enquadram neste grupo.

Processos cirúrgicos

Operação para a reversão da vasectomia e processo cirúrgico para varicocele está no meio de alguns dos tratamentos da infertilidade masculina. Na fertilização in vitro, os espermatozoides são colocados em contato com as células que dão origem ao óvulo feminino e após da fecundação, transferidos para o útero. Em meio a opções de reprodução assistida, a ICSI, sigla em inglês para injeção dos espermatozoides no oócito, é a metodologia mais adiantada. O tratamento indicado ao casal estará sujeito à avaliação do perfil dos pacientes e também da particularidade de cada consultório.

Comentários

comentário(s)

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>