Doação de óvulos

agosto 27, 2015
admin
Human sperm ahead egg

A doação de óvulos ajuda mulheres a engravidar quando temos problemas relacionados a falência ovariana, idade mais avançada, doenças genéticas, falhas frequentes de fertilização in vitro ou ainda nas pacientes que perderam a função dos ovários em decorrência de quimio ou radioterapia por tratamento de câncer em idade reprodutiva.

Esses tipos de procedimento estão aumentando cada vez mais na Clínica Fertilivitá. As doadoras podem ser voluntárias que simplesmente querem ajudar alguém ou mulheres que vão se submeter à estimulação ovariana para realizar tratamentos de fertilização in vitro, doando parte dos seus óvulos a outro casal. Na doação compartilhada, a doadora e receptora compartilham os custos de medicações e tratamento da doadora, desde que ela doe parte dos seus óvulos para que as duas possam fazer a fertilização.

A sensação de poder ajudar o próximo é sempre grande, algo inerente ao ser humano. A felicidade de proporcionar a possibilidade de outras mulheres de terem filhos é, certamente, muito gratificante.

No Brasil, a doação de óvulos é realizada de forma anônima e sem caráter lucrativo. A mulher que recebeu os óvulos é a mãe legítima e a doadora não tem qualquer direito sobre a criança. A doação não pode ser realizada entre familiares ou pessoas conhecidas segundo as normas do Conselho Federal de Medicina.

Decisão importante

A decisão de receber óvulos doados não é fácil. Algumas chegam a optar por mais tentativas com os próprios óvulos até aceitar a situação. Porém, caso o insucesso persista, o caminho é perfeitamente possível e as chances de engravidar podem aumentar substancialmente. Aceitar a doação pode ser encarado como se aceitássemos a doação de algum outro órgão do corpo para um transplante – córnea, rins, pele, etc. Entretanto, não é necessário que um ovário completo seja transplantado, mas apenas a doação de algumas células dele.

O conceito de maternidade seguramente vai além da origem genética de cada indivíduo. Criar, conceber, acolher, educar e formar uma pessoa de bem são a sustentação de uma nova vida.

Condições para ser doadora

A idade limite para doação de óvulos é de 35 anos. É feita uma avaliação de saúde nas mulheres que pretendem doar e receber os óvulos, com a finalidade de afastar condições possam causar risco ao seu tratamento.

Comentários

comentário(s)

Related Posts

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>