De acordo com estudos, banho auxilia no desenvolvimento saudável do bebê

abril 10, 2015
admin
Bebê-Fertilivita

O banho proporciona, além do momento de limpeza, o contato entre a mãe e o bebê, por meio do toque, damassagem, dos sons e até mesmo do contato visual.

Já parou para pensar o porquê não lembramos nada de quando éramos bebê? Pelo menos não de uma forma racional. O nosso sistema cognitivo tem tudo gravado desde o dia em que nascemos. E os nossos sentidos levam esses sentimentos e aprendizados para o resto da vida.

Consequentemente é de suma importância estimular esses sentidos desde o primeiro dia de vida. E um dos momentos que mais cumprem essa função é justamente o banho. O banho proporciona, além do momento de limpeza, o contato entre a mãe e o bebê, por meio do toque, da massagem, dos sons e até mesmo do contato visual. E esse ritual diário que as mães fazem por intuição acaba de ter seus benefícios comprovados pela ciência. De acordo com um estudo publicado recentemente, uma rotina de toques e massagens se mostrou essencial para o crescimento, desenvolvimento, comunicação e aprendizado do bebê.

Os resultados mostraram que os bebês massageados constantemente são 50% mais propensos a fazer contatos visuais e têm três vezes mais chance de sorrir com frequência, melhorando também seu desempenho cognitivo e aumentando o estado de alerta e atenção. Os benefícios do toque se mostraram eficazes até com bebês prematuros com o aumento comprovado da atividade física e da mobilidade geral.

Muito mais que um banho

Além do contato, o cheiro aparece também com destaque no estudo. De acordo com ele, os bebês que tomaram banho com um produtos perfumados demonstraram 30% mais sinais de ligação afetiva com seus pais após o banho.

E o mais impressionante: passaram 25% menos tempo chorando antes de dormir e tiveram uma melhora significativa no humor pela manhã.

E a riqueza do momento do banho não para por aí. Ela é feita por uma infinidade de outros estímulos: ruídos, sorrisos e até salpicos de água. São essas incríveis descobertas que serão lembradas por toda a vida.

Comentários

comentário(s)

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>