Cuidados essenciais no início da gravidez preparam os seios para a amamentação

março 06, 2015
admin
imagemPost3

A amamentação é de suma importância para o desenvolvimento correto do seu bebê, e os cuidados com ela começam muito antes do pequeno vir ao mundo. Para assegurar o aleitamento tranquilo você pode se preparar desde o início da gestação em vários aspectos.

SUTIÃ CORRETO

Não existe um momento certo para trocar o tipo de sutiã, essa substituição acontecerá quando você sentir os seios inchados e certo desconforto. A dica é evitar sutiãs muito apertados e com aros, pois a mama fica mais delicada, tem aumento de volume e eles podem ferir a pele e até causar uma situação de estresse da mãesem que ela perceba. A melhor maneira para garantir o conforto são os sutiãs próprios para a gestante, estes são reforçados e não machucam.

HIDRATAÇÃO DA PELE

A hidratação adequada dos seios, desde o início da gravidez, pode além de garantir uma pele saudável e protegida evitar estrias. Assim como os sutiãs, existem cremes hidratantes próprios para gestantes por conta dos ingredientes presentes nestes tipos de cremes. O ideal é usá-los após o banho pelo menos duas vezes ao dia.

MASSAGEM

Muitas mulheres possuem mamilos pequenos ou até invertidos, quando a ponta não fica virada para fora. Nesses casos recomenda-se fazer massagem após a 37° semana. O ideal é que com o indicador e o polegar alongar o mamilo para facilitar a pega do bebê quando ele nascer. Pode-se fazer todos os dias, cerca de duas vezes ao dia. Usar um creme à base de lanolina pura ajudará até nos movimentos, você compra como hidrantes próprios para o mamilo.

BANHO DE SOL

Banhos de sol costumam ser eficazes para prevenir rachaduras quando o pequeno começar a mamar. Expondo a mama 15 minutos no sol antes das 10 horas ou após as 16 horas irá ajudar a evitar fissuras e dor ao amamentar. O ideal é que a partir do segundo ou terceiro trimestre você comece a se expor aos banhos de sol, uma atividade prazerosa para a maioria das mães.

ALIMENTAÇÃO

Um dos mitos muito escutados pelas mães é que existem alimentos que aumentam a produção de leite, infelizmente essa informação não é totalmente verdadeira. A água é um fator determinante na amamentação. É essencial tomar de dois a três litros de água por dia. Tenha em mente também que é necessário ter uma dieta equilibrada, pois você precisará de muitas vitaminas para passar para o bebê e prevenir infecções. A dieta fracionada é muito importante, se alimentando de três em três horas, é rica em carboidratos complexos, como fibras e granolas, frutas, legumes e verduras e evitando o açúcar, o adoçante, que é pior ainda que o açúcar, e a farinha branca.

SEM ESTRESSE

Mesmo em um momento especial como a gestação, ninguém está livre do estresse que pode surgir com as mudanças e a pressão do dia a dia. Apesar da tarefa árdua, tente respirar fundo e afastá-lo, pois ele pode ser um grande vilão da amamentação. Manter a calma é importantíssimo, pois em estresse profundo você bloqueia a prolactina, hormônio que produz o leite. Faça atividades para manter-se relaxada, ou atividades que funcionam para você.

Comentários

comentário(s)

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>