Como manter a sua saúde reprodutiva?

junho 10, 2016
admin
CoupleInBedFalls

Hábitos desde a adolescência influenciam a saúde reprodutiva tanto dos homens quanto das mulheres. E as características vão se acentuando conforme passa o tempo.

Principalmente a partir dos 25 anos, os cuidados para ambos têm de ser mais acentuados.

Vamos falar primeiro dos homens, em especial. Talvez um pouco esquecidos quando falamos de reprodução.

Muitos de nós, a começar pelos nossos pais, nunca se atentaram para a saúde reprodutiva dos filhos. As meninas, logo quando menstruam, já começam a ir ao ginecologista e a ter um acompanhamento mais próximo do médico.

Já o garoto, por sua vez, a partir de certo momento os pais não sabem se continuam levando ao pediatra ou ao clínico geral. E o tempo passa. Quando falamos de (in)fertilidade, a adolescência pode ser crucial. Nesta época, mesmo adolescente, ele já pode fazer espermograma. E até sendo virgem. O objetivo é detectar situações preliminares e prever a infertilidade do adolescente. Doenças como varicocele podem afetar a fertilidade masculina diminuindo a quantidade e a qualidade dos espermatozóides. DST´s no geral também podem obstruir os canais que transportam o líquido seminal. Cada vez mais os adolescentes têm “esquecido” de usar preservativo nas relações sexuais. E não falo apenas de Aids, mas gonorreia e uretrites em geral também acometem muito os garotos desprevenidos. E ele poderá lamentar por muito tempo a falta de cuidado, principalmente quando quiser filhos.

Fatores como obesidade, excesso de café, fumo e álcool influencia muito na capacidade de reprodução de ambos os sexos. E também nos filhos destes indivíduos que têm estes hábitos. Estudos mostram que mães que bebem e fumam prejudicam as células germinativas de seus fetos, aumentando as chances de seus filhos nascerem inférteis.

A obesidade é um capítulo à parte. Eles alteram os hormônios. Nos homens elevam as taxas de hormônios femininos. Nas mulheres, os masculinos. O famoso “peitinho” no homem demonstra excesso de hormônios femininos. Pelos e acne acometem as mulheres com excesso de testosterona.

O fumo, no geral, deteriora a qualidade do DNA. O álcool destrói as células do fígado, que é um importante sintetizador de enzimas.

As DSTs, por sua vez, causam obstrução das trompas nas mulheres e dos canais seminais, fazendo com que o homem ejacule um líquido pobre em espermatozoides.

Finalizando, é importante todos nós nos cuidarmos. Nada é irreversível quando falamos de saúde, mas pode ficar um pouquinho mais difícil com o passar o tempo. Melhor prevenir, não é mesmo?

Comentários

comentário(s)

Related Posts

Congelamento Óvulos

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>