Como lidar com o ciúme do filho mais velho?

junho 20, 2017
admin

SITE-Como lidar com o ciumes do filho mais velho

O teste deu positivo, mas a alegria dos futuros pais pode, temporariamente, ceder espaço à preocupação com os ciúmes que o filho mais velho poderá sentir do novo irmão. Não há fórmulas prontas para evitar que isto aconteça, porém há técnicas eficazes para auxiliar os pais a lidar com esta situação da forma mais leve possível. A palavra de ordem deve ser naturalidade.

A primeira coisa que se deve fazer é comunicar aos filhos mais velhos o quanto antes. Nada de esperar a barriga começar a crescer ou achar que, por serem muito pequenos, não entenderão o que se passa. Ao contrário. A criançada de hoje pega tudo no ar.

É preciso cuidado e percepção, porque há casais que estão tão focados na gravidez que ignoram as alterações de comportamento que podem vir a acontecer.

Outro fator importante é que devem dizer, sempre que possível, “que o bebê que está crescendo na barriga da mamãe” virá para fazer companhia e ser um grande amigo e nunca irá tomar o lugar de ninguém. Isto é fundamental já que a criança precisa conviver com estas reafirmações o tempo todo para que sentir segura.

Além disso, se a criança ainda não frequenta uma creche ou escolinha, este é um bom momento para começar a fazê-lo. A escola é um excelente espaço para se tornar mais independente e também para mostrar que ela não é o centro das atenções, que precisa aprender a esperar a sua hora e que deve dividir a atenção do adulto com os colegas.

 

E depois do nascimento?

Passada a gravidez, quando o recém-nascido estiver dormindo ou não necessitar de cuidados, a atenção deverá ser destinada aos filhos mais velhos. Além disso, no caso de visitas, as pessoas deverão ser instruídas a falarem com eles primeiro e, apenas depois disso, brincarem ou pegarem o bebê no colo.

Uma questão bastante importante e que deve ser também tratada com naturalidade é em relação às responsabilidades sobre o irmão mais novo. Naturalmente o interesse será despertado e a criança vai passar a ajudar com os cuidados e carinhos.

Já quando o bebê estiver maior, começar a engatinhar e a andar, os pais devem promover ao máximo uma integração entre os irmãos, sempre com supervisão. Esta é uma excelente maneira de fortalecer os laços entre os irmãos e de mostrar à criança mais velha o quanto é bom ter mais um membro na família e o ciúme, aos poucos cederá espaço para o carinho, a amizade e o amor fraternal.

Comentários

comentário(s)

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>