Como administrar a ansiedade de toda a família em torno do processo de Fertilização

julho 01, 2016
admin
familia-feliz-face

Algumas situações em diferentes momentos na vida de uma pessoa são características e nos trazem expectativa e ansiedade. E da família também, mesmo que velada. O primeiro beijo, primeiro namorado, noivado, casamento, primeiro filho, segundo filho… Quando o assunto é fertilização, então, os níveis de ansiedade se exacerbam de todos os lados.

Alguns casais, ao “engravidarem”, conseguem segurar o segredo nos primeiros três meses, até a gravidez se firmar. A família nem desconfia, só torce. Vez ou outra, alguém solta a pergunta: “E aí, quando vem o filho”. Outros casais se sentem à vontade e correm para compartilhar a novidade. Não há uma receita pronta, claro, mas há bom senso e ele sempre é mais claro para quem está de fora.

Quando falamos de tratamento de fertilização, o mais aconselhável é não compartilhar com muitas pessoas que vocês estão tentando. A ansiedade do casal já é suficiente. Não precisa correr o risco da mãe não se conter e acabar contando para a irmã, que conta para a prima e que liga no seu celular perguntando se o tratamento já deu resultado. E isso minutos antes daquela reunião mais importante do mês no trabalho.

O melhor a fazer é deixar todo esse processo entre o casal e o médico. A cumplicidade entre homem e mulher aumenta, um apoia o outro sem ter ainda mais preocupações externas do que as já habituais de qualquer casal.

Tratamentos de Fertilização in Vitro costumam dar certo, em média, em até três tentativas de tratamento. Alguns casos mais difíceis podem requerer até mais vezes (felizmente a menor parte deles).  Até lá, muitos passos são dados e um caminho longo é percorrido pelo casal. Pelo casal, não por toda a família e amigos. E ainda tem o período da gravidez. O começo é sempre mais delicado.

Ou seja, você já sabe a opinião de quem “está de fora” em todo este processo ☺.

 

Comentários

comentário(s)

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>