Cirurgias reprodutivas podem ser a solução para a infertilidade

dezembro 21, 2017
admin

a-cirurgia-para-varicocele-pode-melhorar-a-qualidade-seminal-e-permitir-uso-de-tecnicas-de-reproducao-assistidas-menos-invasivas

Causas hereditárias ou malformações dos aparelhos reprodutores masculino e feminino estão entre as principais causas de infertilidade. E a solução para isso pode estar ligada às cirurgias reprodutivas. Muitas destas são realizadas utilizando técnicas minimamente invasivas. Conheça os principais tipos que existem e as suas indicações caso a caso:

Miomiectomia

A presença de miomas uterinos, na maioria dos casos, não causa nenhum tipo de sintoma mas, algumas pacientes podem sofrer com hemorragias, desconforto abdominal e dor. Dependendo do tamanho e localização também podem prejudicar a fertilidade obstruindo as tubas uterinas, alterando o formato interno do útero, o que causa dificuldades de implantação do embrião ou abortos.

A miomiectomia é indicada quando a paciente apresenta sintomas, se há suspeitas de malignidade, ou se os miomas deformam a cavidade uterina para mulheres que desejam engravidar. É uma cirurgia que pode causar riscos como fraca aderências das paredes do útero ou seu enfraquecimento. Dependendo da localização, a retirada do mioma pode ser feita por vídeo-histeroscopia (pela parte interna do útero – via vaginal), videolaparoscopia (pela parte externa do útero – acessando pelo abdome) ou pelas duas técnicas combinadas.

Metroplastia

É a cirurgia utilizada no caso de septos uterinos. Indicada em casos de infertilidade ou abortos repetidos. É realizada via vídeo-histeroscopia, algumas vezes acompanhada pela videolaparoscopia para que se tenha mais precisão do fundo uterino.

Fimbrioplastia, salpingostomia e salpingectomia

São as principais técnicas utilizadas em casos de problemas anatômicos das tubas uterinas, que afetam cerca de 25% das mulheres inférteis. Estas anomalias podem estar ligadas a malformações, doença inflamatória pélvica e endometriose ou, ainda, ser resultado de cirurgias anteriores, como apendicectomia, cistectomia e miomectomia.

Outros casos específicos ligados à infertilidade que podem requerer intervenções cirúrgicas são a endometriose, cistos ovarianos, pólipos endometriais e as sinéquias uterinas. Em todos estes casos, o assunto deve ser amplamente discutido com seu médico.

Comentários

comentário(s)

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>