Amamentação saudável, bebê saudável

agosto 07, 2015
admin
texto3

Ambiente aconchegante, bebê calmo mamando e uma mãe bem física e psicologicamente. Receitas ideais para um bom período de amamentação. Mas outros tipos de receitas devem ser bem equilibradas, contendo vitaminas (A, completo B, C e D) e minerais (ferro e cálcio) suficientes para garantir o seu bem-estar e o do bebê.

Não é o momento para dietas restritivas. O período de lactação requer necessidades nutricionais como na gravidez, pois há uma maior demanda energética – o bebê dobra o peso quatro meses após o nascimento, a cada dia fica mais faminto. Portanto, a mulher não deve se preocupar com o ganho de peso na gravidez, porque é bem possível que elimine o que adquiriu rapidamente.

Outro cuidado está na hidratação. A mãe lactante sente mais sede, consequência da quantidade de líquidos perdidos no aleitamento. Lembre-se de consumir cerca de 2 litros de líquidos saudáveis por dia, como água e sucos naturais.

Abaixo, selecionamos algumas dicas para o período de amamentação:

Anemia: mães com essa condição podem amamentar, mas devem procurar o médico – o mais comum é que a anemia seja causada por falta de ferro, mas também ocorre deficiência de vitamina B12 ou causas genéticas.

Doenças graves: alguns casos são considerados impeditivos. O principal é o vírus HIV e outros da mesma família (HTLV 1 e 2).

Gripe: não deve ser motivo de grande preocupação, pois, se a mulher passa o vírus pelo leite, transmite também os anticorpos. O cuidado maior com a transmissão de vírus deve ser quando a mãe espirra, tosse ou mesmo pelas mãos. Por isso, é fundamental lavar as mãos antes de pegar a criança e usar máscara durante o contato mais próximo.

Uso de remédios: algumas substâncias são consideradas incompatíveis com a amamentação. Por isso, na dúvida, consulte o seu médico antes para saber se não há risco para o bebê.

Comentários

comentário(s)

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>